quarta-feira, 24 de julho de 2013

JMJ - homilia de abertura - Copacabana 23 de Julho - Orani.doc JMJ - homilia de abertura - Copacabana 23 de Julho


Dom Orani João Tempesta 
Arcebispo do Rio de Janeiro (RJ)
XXVIII JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE
23-28 DE JULHO DE 2013
MISSA DE ABERTURA
Praia de Copacabana
Terça-feira, 23 de Julho de 2013
1Sm 3, 3b-10.19; Sl 39 (40)
Rm1, 1-7
Mt 9, 9-13
INTENÇÕES
Caríssimos irmãos e irmãs.
Esta missa de abertura da JMJ Rio 2013 eu a celebro na intenção de todos os jovens do mundo, “janela pela qual o futuro entra no mundo” como se referiu o Papa Francisco em seu belo e caloroso discurso de acolhida no dia de ontem oferecendo seus braços abertos para acolher a todos.
Celebro de maneira especial pelos jovens perseguidos, marginalizados, dependentes, machucados pela vida e que buscam encontrar seu caminho.
Celebro na intenção dos jovens mortos há 20 anos na região central desta cidade, perto da Candelária, e também os que foram mortos em Vigário Geral em tristes chacinas, e, também, de tantos outros locais de perto e de longe que perderam suas vidas pela violência.
Celebro na intenção dos jovens de Santa Maria no Rio Grande do Sul pedindo pela segurança para todos em nosso país
Celebro na intenção da jovem peregrina francesa falecida na Guiana Francesa durante a Semana Missionária
Celebro na intenção dos jovens que são exterminados tanto pelo vício, como pela violência, como pela exclusão.
Celebro pelos jovens que mesmo enfrentando todo o tipo de provocação com relação à fé permanecem firmes testemunhando Jesus Cristo
Celebro pelos jovens desempregados, pelos jovens sem família, pelos jovens sem pátria, pelos jovens sem direitos e pelos que perambulam pelas ruas de nossas cidades ou se encontram detidos.
Celebro na intenção de todas as famílias que sofrem com as perdas, perseguições, injustiças, incompreensões, intolerâncias.
Celebro por todos aqueles que acreditam que um mundo novo é possível e estão aqui no Rio de Janeiro ou nos acompanham pelos meios de comunicação ou com as orações em unidade com esse grande momento mundial aqui vivido
Celebro na intenção de todos aqueles que aceitam a mão estendida da Igreja que, abraçando a todos, querem lutar e trabalhar por um mundo novo
Celebro na intenção de todos os que procuram viver uma vida de conversão e buscam o caminho da santidade
Peço a intercessão de todos os santos e beatos intercessores ou patronos dessa jornada (cujas relíquias estão percorrendo nossa cidade e com a presença das famílias religiosas ou de parentes próximos se fazem notar) para que todos os que participam desta JMJ façam um profundo encontro com Jesus Cristo e retornem depois, enviados pela Igreja, como discípulos missionários da nova evangelização.
Venham meus amigos
Sejam Missionários!

Fonte: CNBB NE IV

Nenhum comentário: