sexta-feira, 21 de junho de 2013

OBRIGADO Pela Festa do Sagrado Coração de Jesus


A Igreja Católica recebeu de Jesus Cristo a missão de Evangelizar. A origem da Festa do Sagrado Coração de Jesus remonta aos idos do séc. XVII, mas muito antes já era recomendada pela Igreja.
Esta devoção foi reforçada após as aparições de Jesus a Santa Margarida, mostrando-lhe o seu Coração ferido pelos nossos pecados e pedindo sua divulgação. Era, portanto, um apelo missionário que, hoje, a Igreja retoma com força.
A Festa do Sagrado Coração de Jesus é móvel, isto é, não tem data fixa. A Igreja Católica a celebra na sexta-feira da semana seguinte à Festa do Corpo e Sangue de Deus. No Ano da Fé, nossa Paróquia do Sagrado Coração de Jesus celebrou o seu padroeiro, no período de 07 a 16 de Junho de 2013, com o tema: “O encontro com o Sagrado Coração de Jesus e a beleza da fé Nele”, inspirado na Carta Apostólica Porta Fidei, de Bento XVI. Como se costuma dizer: “começar bem é o segredo do sucesso” e neste ano quisemos dar ‘um novo rosto’ aos festejos de nossa Paróquia.
Como preparação, foi realizado um tríduo em todas as Comunidades paroquiais. A alvorada orante – acompanhada por banda de música e seguida por café da manhã – deu o tom da festa. Promovemos, ainda, a passeata pela vida e a celebração com os idosos. Muito embora estivesse ausente da abertura dos festejos, por conta da celebração dos 30 anos do Seminário Maior de Teresina, tenho notícia de que Pe. Oscar a realizou com maestria.

Durante o novenário, a equipe de liturgia desempenhou muito bem o seu papel, acolhendo com alegria os fiéis e os padres celebrantes, com os seus paroquianos, que deram brilho à nossa festa e nos ajudaram a fazer a ‘experiência de fé’ na Pessoa de Jesus Cristo. 

Na tradição da quermesse, nada deixou a desejar: as comidas típicas, a boa música, o brechó, os bingos, o leilão e o jantar seguravam as pessoas na praça, em clima de confraternização.

Ao final dos festejos, a praça foi preparada com amor para a procissão e a Santa Missa de ação de graças. O andor, com a imagem do padroeiro e o ícone do Ano da Fé, era um convite à contemplação do mistério de Deus a abençoar as ruas do bairro Reis Veloso, com uma multidão de fiéis a rezar. Muitas famílias aguardavam a procissão em suas casas ornamentadas. Ganharam destaque as faixas com dizeres das promessas do Sagrado Coração de Jesus.

Desde o início até o final do novenario, a participação dos fiéis devotos do Coração de Jesus superou as expectativas. Se a fé perder o brilho, de nada serve; e se o sal se tornar insosso, a vida fica sem sentido (Mt 5,13). Na proposta do Ano da Fé e graças ao amor do Sagrado Coração de Jesus, nosso festejo conseguiu a adesão de novos fiéis e a volta de pessoas afastadas. Por tudo isso, louvo e agradeço ao Bom Deus!
A todos que se empenharam para que a festa de nosso Padroeiro fosse digna do Coração de Jesus, nós – Pe. Siqueira, Pe. Oscar, Pe. João Maria e Conselho Pastoral – agradecemos e para eles imploramos as bênçãos do Coração de Jesus e a proteção da Mãe de Deus.
Abramos continuamente os nossos corações a Ele, que nos amou ao extremo de dar a sua vida pela nossa salvação, e peçamos: “Sagrado Coração de Jesus, fazei nosso coração semelhante ao Vosso!”

Pe. José Siqueira

Nenhum comentário: