quinta-feira, 9 de maio de 2013

REDES SOCIAIS: Portais de verdade e de fé;novos espaços de evangelização.


"Os fiéis dão se conta cada vez mais de que , se  a Boa-nova não for dada a conhecer também no ambiente digital, poderá ficar fora do alcance da experiencia de muitos que consideram importante este espaço existencial." (Bento XVI)
"Habemus Papam  Franciscum!". Publicada no Twitter oficial do Papa no dia 13 de março, ás 20:30 de Roma, a mensagem rapidamente foi compartilhada por milhares de pessoas em poucos minutos . Nesse momento, a eleição do Papa já era o assunto mais comentado da rede social e a conta @pontifex, seguida por mais de dois milhões de usuários. Antes disso, a renúncia do Papa Bento XVI já havia causado "congestionamento" nas principais redes sociais, como o próprio Twitter e o facebook, além de ter sido assunto de destaque nos maiores sites, blogs e plataforma de notícia.
A comoção que os assuntos referentes a religião-mais especifica à Igreja Católica - causam na web evidenciam que, se as novas linguagens impactaram e, mais do que isso, transformaram o modo de viver, isso diz respeito também ao mundo da fé. Durante o Sínodo dos Bispos, de 7 a 28 de outubro do ano passado, no vaticano, período em que foi aberto o ano da fé, os participantes  da Assembleia discutiram o tema "nova evangelização para a transmissão da fé cristã". O debate retomou uma preocupação manifestada no Concilio Vaticano II, 50 anos antes: a propagação renovada e eficaz do Evangelho e da fé católica. Ali, foi colocada em pauta a crise não da fé em si, mas da forma como ela é transmitida: embora imutável, a fé precisa ser comunicada de um modo novo.
Nesse sentido, o ambiente digital pode ser um verdadeiro instrumento de evangelização. Não apenas uma ferramenta para receber e transmitir informações, mas também um meio fecundo para formar agentes evangelizadores e estimular os três grandes âmbitos da nova evangelização: o cultivo da fé, o resgate dos fiéis que se afastaram da Igreja e a propagação do Evangelho a quem conhece a Palavra de Deus. Na mensagem escrita por bento XVI para o 47º Dia das Comunicações Sociais (celebrado em 12 de maio), denominada "REDES SOCIAIS: Portais de verdade e de fé;novos espaços de evangelização", o Papa emérito afirmou que "muitas pessoas estão a descobrir-graças precisamente a um contato inicial feito online - a importância do encontro direto, de experiências  de comunidade ou mesmo de peregrinação, que são elementos sempre importantes no caminho da fé"

Fonte: Revista Ave Maria

Nenhum comentário: