quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

BATIZADO=REVESTIDO DE CRISTO

O grande significado da veste branca no batismo nos é apresentado por São Paulo:
“É preciso que vocês se renovem pela transformação espiritual da inteligência, e se revistam do homem novo, criado segundo Deus na justiça e na santidade que vem da verdade” (Ef 4, 23-24).
Paulo convida todo cristão batizado para despojar-se da velha criatura, dominada pelo egoísmo, mentira, individualismo, comodismo...
Ele recomenda: “Afastem de vocês qualquer aspereza, desdém, raiva, gritaria, insulto e todo tipo de maldade. Sejam bons e compreensivos uns com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus perdoou a vocês em Cristo” (Ef 4, 31-32).
Revestir-se de criatura nova é assumir os mesmos sentimentos de Jesus Cristo. É viver segundo sua prática, seu projeto. “Como escolhidos de Deus, santos e amados, vistam-se de sentimentos de compaixão, bondade, humildade, mansidão, paciência. Suportem-se uns aos outros e perdoem-se mutuamente” (Cl 3, 12-13).
O batizado é um anunciador da vitória sobre o pecado. Ele se compromete com Cristo a segui-lo promovendo a paz e a justiça. Para participar do banquete da vida eterna do Cordeiro, é necessário estar revestido de veste nupcial da vida de Deus em Cristo Jesus.
As palavras que acompanham a entrega da veste expressam bem o seu significado. O sacerdote diz:
(Rito para crianças) “....., nasceste de novo e te revestiste de Cristo. Por isso trazes esta veste branca. Que teus pais e amigos te ajudem por sua palavra e exemplo a conservar a dignidade de filho(a) de Deus até a vida eterna”.
(Para os adultos) “..., você nasceu de novo e se revestiu de Cristo. Receba, portanto, a veste batismal, que deve levar sem mancha até a vida eterna, conservando a dignidade de filho e filha de Deus”.
• Diante de um mundo materializado que só vê a aparência, apresentar o valor do que a pessoa humana é, no seu modo de ser, falar, agir.
• Resgatar a dignidade de cada um, valorizando a vida sobretudo dos excluídos.
• Praticar o respeito e a reverência ao corpo humano.
• Combater todo tipo de preconceito contra o corpo da mulher.
• Conscientizar-se de toda pessoa, a partir do batismo, assume uma nova dignidade e por isso merece sempre respeito.
• Valorizar-se como pessoa batizada e, portanto, revestida de Jesus Cristo.
• Utilizar no batismo uma veste branca que pode ser uma camisola, um manto, ou túnica, doada pelos padrinhos. Ela é um símbolo forte na vivência cristã, tanto na família, como para cada batizado.
Ir. Marlene Bertoldi

Fonte: Missão Jovem

Nenhum comentário: