quinta-feira, 29 de novembro de 2012

FESTEJO DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO

Iniciou hoje dia 29 de novembro de 2012 o festejo de NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO 


A Comunidade Nossa Senhora da Conceição realizou na 

manhã desta quinta-feira, 29 de novembro de 2012 às 

05h30 a alvorada de abertura do festejo em honra a 

Padoeira da Comunidade "Nossa Senhora da Conceição".

Realização:

Comunidade Nossa Senhora da Conceição - 

Bairro Piauí

Paróquia Sagrado Coração de Jesus

Diocese de Parnaíba - PI

Confira as imagens no Comunicarte

http://divulgandooevangelho-comunicarte.blogspot.com.br/

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Natal sem fome:


“Dai-lhes vós mesmos de comer”(Mt 14, 16)

         Às portas do Natal do nascimento de Jesus, a Diocese de Parnaíba se prepara para realizar a Campanha do “Natal sem fome” ! A Igreja através deste gesto acolhe o mandato do Senhor diante da multidão faminta após um dia de trabalho, ordenando aos Apóstolos a darem de comer ao povo. Assaz significativo esse texto em que Jesus não se ocupa apenas do bem espiritual do povo, mas também de suas necessidades materiais. Vemos em nossa sociedade cada dia muitos esbanjarem luxo e riqueza diante de uma multidão faminta de água, de pão, de saúde, de trabalho, enfim de dignidade.
Neste tempo em que a Igreja celebra o Advento pela penitência, oração e caridade, todos somos convocados pela Palavra a fazer brilhar a fé e o amor em nossos corações pelo gesto de uma cesta básica a uma família carente; 
para que o Natal aconteça de fato em nossas vidas.  Meditemos e acolhamos o Menino que nasce na Manjedoura para ser o Emanuel, o Deus conosco até o dia que as mesas sejam fartas com o pão em todas a mesas !
                            Fraternalmente, Pe. José Siqueira
        
         

terça-feira, 27 de novembro de 2012

O que é Assembléia Paroquial?


Paróquia, comunidade de comunidades, chamada a ser casa e escola de comunhão.
Assumir a responsabilidade de verdadeiros discípulos missionários de Jesus Cristo. 
A Assembleia paroquial de pastoral é a reunião dos Coordenadores, agentes de pastoral e representantes da comunidade, com seus pastores.

É um momento forte e de muita importância para a caminhada Paroquial. Sua missão é celebrar os frutos da Ação Evangelizadora na Paróquia, bem como avaliar a caminhada feita e lançar luzes para o futuro. Planejar as principais atividades da Paróquia a partir de uma avaliação séria da caminhada.

Uma Assembléia Paroquial é o lugar mais indicado para ouvirmos os gritos de nossas lideranças, traduzi-los em necessidades para serem ações concretas. Estas tem como meta a formação e dinamização de nossa Igreja enquanto rede de comunidades missionárias.

O pároco é quem estabelece os critérios de participação. O mais comum é a participação de dois ou três membros de cada comunidade, pastoral, ministério, movimento e grupo de serviço. É indispensável que todas as forças vivas da Paróquia estejam presentes nas discussões e encaminhamentos, a fim de que aconteça a comunhão de todos para o bom êxito da ação evangelizadora.

Assim, Pe. Siqueira Pároco do Sagrado Coração de Jesus juntamente com a coordenaçao de pastorais encaminha a VI Assembléia do Povo de Deus tendo como ponto de partida a celebração do ano da fé, as luzes assumidas na ultima assembleia diocesana, o planejamento pastoral e a eleição da nova coordenação.

Assessoria com Tiago. 
Tendo presente os desafios da paróquia, é hora de articular, planejar e executar.
A Assembléia acontecerá no Salão paroquial,com a seguinte programação:
SÁBADO DIA 01/12/2012
15:00h – Oração
15:30h - Estudo
16:30h – Lanche
18:00h – Encerramento

DOMINGO DIA 02/12/2012
7:30h – Missa
8:00h – Estudo
10:00h – Intervalo
10:20h – planejamento pastoral
12:00h- Almoço
13:30h – Continuação do planejamento pastoral
              - Calendário
              - Eleição
16:00h – Encerramento
É bom que cada participante reflita com sua comunidade quais foram os pontos positivos e negativos na ação pastoral e evangelizadora da Paróquia.

O que sua árvore de Natal diz sobre você?


 Árvores de Natal contam histórias. Não estou falando daquela história lá do menino Jesus e os reis magos. Acho que quem conta essa é a bíblia, ou quem sabe o presépio. As árvores enfeitadas contam histórias de seus donos. Quem eles são, do que gostam, e como se relacionam com as tradições e com a decoração de seus ninhos.
Desde pequena, considero o momento de montar a árvore especial. Quando eu era criança, a gente usava pinheiros de verdade na decoração. No começo, eles eram plantados durante o ano e cortados para o Natal. Depois, começamos a comprá-los em vasos. Além de ficarem lindos, cheios de nossos enfeites preferidos, eles deixavam a casa toda com cheiro de madeira e seiva, uma delícia. O problema era o que acontecia depois das festas. Invariavelmente, a árvore morria, mesmo que a gente tentasse plantá-la no jardim, e cuidasse direitinho.
                                            
Cansados de matar árvores, decidimos comprar uma artificial. Mas devo confessar que sempre a considerei frustrante. Ela parecia um aglomerado daquelas escovinhas pontudas de limpar mamadeira, ocupava um super espaço quando guardada, e não tinha nem o cheiro de pinheiro, nem a cara da nossa casa. Quando fui morar sozinha, decidi não investir em uma dessas. Todos os anos, decoro a minha planta da sala, que já foi um cacto e agora é uma espécie de trepadeira. Piro na decoração: coloco bolas, luzes, até mesmo aquela estrela no topo e a bengala de papai Noel. Fica ridículo? Deveras. Mas os amigos e o namorado apoiam. Faz parte do espírito natalino.
Acredito que mais gente pensa como eu, e quer fazer árvores de natal que fujam do comum, não morram e também não foram produzidas em massa na China. Árvores que não custam quase nada, e não ocupam espaço nem quando montadas na sala, nem nos outros 11 meses do ano, no armário. A Thaís, minha colega de editoria aqui da Época, está fabricando a própria árvore há vários dias. Já foi na 25 de março, rua de comércio popular de São Paulo, e está com as mãos calejadas de tanto cortar e moldar arame. Mas quer alegrá-la? Basta perguntar sobre sua árvore e vem um sorrisão. Porque fazer algo com as próprias mãos dá orgulho, e transfere significado para o objeto montado. E não é o significado a coisa mais bacana do Natal?
                                  
Margarida Telles é repórter de ÉPOCA em São Paulo.


segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Celebração de Abertura do Ano da Fé 2012/2013 Diocese de Parnaíba -PI




A Diocese de Parnaíba celebrou neste sábado, 10 de novembro de 2012 às 19h00 na Igreja Matriz de São Sebastião a Missa de abertura do Ano da Fé na Diocese de Parnaíba.

 As Comunidade saíram em caminhada de suas Paróquia em direção à Igreja Matriz de São Sebastião onde participaram da Celebração da Santa Missa.










A Celebração foi Presidida pelo Bispo Diocesano
 Dom Alfredo

Concelebrada pelos demais Padres da Diocese
 

Animação
 Frei Chagas e grupo formado 
por representantes das Paróquias.


Realização
Diocese de Parnaíba - PI



Fotos: Jesse James 
Edvan Rocha