sexta-feira, 21 de junho de 2013

Sagrado Coração de Jesus - História



Os Santos Padres muitas vezes falaram do Coração de Cristo como símbolo de seu amor, tomando-o da Escritura: "Beberemos da água que brotaria de seu Coração....quando saiu sangue e água" (Jo 7,37; 19,35).

Na Idade Média começaram a considera-lo como modelo de nosso amor, paciente por nossos pecados, a quem devemos reparar entregando-lhe nosso coração (santas Lutgarda, Matilde, Gertrudes a Grande,Margarita de Cortona, Angela de Foligno, São Boaventura, etc.).

No século XVII estava muito expandida esta devoção. São João Eudes, já em 1670, introduziu a primeira festa pública do Sagrado Coração.

Em 1673, Santa Margarida Maria de Alocoque começou a ter uma série de revelações que a levaram à santidade e ao impulso de formar uma equipe de apóstolos desta devoção. Com seu zelo conseguiram um enorme impacto na Igreja.

Foram divulgados inúmeros livros e imagens. As associações do Sagrado Coração subiram em um século, desde meados do XVIII, de 1000 a 100.000. umas vinte congregações religiosas e vários institutos seculares foram fundados para estender seu culto de mil formas.

O apostolado da Oração, que pretende conseguir nossa santificação pessoal e a salvação do mundo mediante esta devoção, contava já em 1917 com 20 milhões de associados. E em 1960 chegava ao dobro em todo o mundo, passando de um milhão na Espanha; suas 200 revistas tinham 15 milhões de inscrições. A maior instituição de todo o mundo.

A Oposição a este culto sempre foi grande, sobretudo no século XVIII por parte dos jansenistas, e recebeu um forte golpe com a supressão da Companhia de Jesus (1773).
Na Espanha foram proibidos os livros sobre o Sagrado Coração. O imperador da Áustria deu ordem que desaparecessem suas imagens de todas as Igrejas e capelas. Nos seminários era ensinado: "a festa do Sagrado Coração provocou um grave mancha sobre a religião".

A Europa oficial rejeitou o Coração de Cristo e em seguida foi assolada pelos horrores da Revolução francesa e das guerras napoleônicas. Mas depois da purificação, ressurgiu de novo com mais força que nunca.

Em 1856 Pio IX estendeu sua festa a toda a Igreja. Em 1899 Leão XIII consagrou o mundo ao Sagrado Coração de Jesus (o Equador tinha se consagrado em 1874).

E a Espanha em 1919, em 30 de maio, também se consagrou publicamente ao Sagrado Coração no Monte dos Anjos. Onde foi gravado, sob a estátua de Cristo, aquela promessa que fez ao pai Bernardo de Hoyos, S. J., em 14 de maio de 1733, mostrando-lhe seu Coração, em Valladolid (Santuário da Grande Promessa), e dizendo-lhe: "Reinarei na Espanha com mais Veneração que em muitas outras partes" (Até então a América também era Espanha).



OBRIGADO Pela Festa do Sagrado Coração de Jesus


A Igreja Católica recebeu de Jesus Cristo a missão de Evangelizar. A origem da Festa do Sagrado Coração de Jesus remonta aos idos do séc. XVII, mas muito antes já era recomendada pela Igreja.
Esta devoção foi reforçada após as aparições de Jesus a Santa Margarida, mostrando-lhe o seu Coração ferido pelos nossos pecados e pedindo sua divulgação. Era, portanto, um apelo missionário que, hoje, a Igreja retoma com força.
A Festa do Sagrado Coração de Jesus é móvel, isto é, não tem data fixa. A Igreja Católica a celebra na sexta-feira da semana seguinte à Festa do Corpo e Sangue de Deus. No Ano da Fé, nossa Paróquia do Sagrado Coração de Jesus celebrou o seu padroeiro, no período de 07 a 16 de Junho de 2013, com o tema: “O encontro com o Sagrado Coração de Jesus e a beleza da fé Nele”, inspirado na Carta Apostólica Porta Fidei, de Bento XVI. Como se costuma dizer: “começar bem é o segredo do sucesso” e neste ano quisemos dar ‘um novo rosto’ aos festejos de nossa Paróquia.
Como preparação, foi realizado um tríduo em todas as Comunidades paroquiais. A alvorada orante – acompanhada por banda de música e seguida por café da manhã – deu o tom da festa. Promovemos, ainda, a passeata pela vida e a celebração com os idosos. Muito embora estivesse ausente da abertura dos festejos, por conta da celebração dos 30 anos do Seminário Maior de Teresina, tenho notícia de que Pe. Oscar a realizou com maestria.

Durante o novenário, a equipe de liturgia desempenhou muito bem o seu papel, acolhendo com alegria os fiéis e os padres celebrantes, com os seus paroquianos, que deram brilho à nossa festa e nos ajudaram a fazer a ‘experiência de fé’ na Pessoa de Jesus Cristo. 

Na tradição da quermesse, nada deixou a desejar: as comidas típicas, a boa música, o brechó, os bingos, o leilão e o jantar seguravam as pessoas na praça, em clima de confraternização.

Ao final dos festejos, a praça foi preparada com amor para a procissão e a Santa Missa de ação de graças. O andor, com a imagem do padroeiro e o ícone do Ano da Fé, era um convite à contemplação do mistério de Deus a abençoar as ruas do bairro Reis Veloso, com uma multidão de fiéis a rezar. Muitas famílias aguardavam a procissão em suas casas ornamentadas. Ganharam destaque as faixas com dizeres das promessas do Sagrado Coração de Jesus.

Desde o início até o final do novenario, a participação dos fiéis devotos do Coração de Jesus superou as expectativas. Se a fé perder o brilho, de nada serve; e se o sal se tornar insosso, a vida fica sem sentido (Mt 5,13). Na proposta do Ano da Fé e graças ao amor do Sagrado Coração de Jesus, nosso festejo conseguiu a adesão de novos fiéis e a volta de pessoas afastadas. Por tudo isso, louvo e agradeço ao Bom Deus!
A todos que se empenharam para que a festa de nosso Padroeiro fosse digna do Coração de Jesus, nós – Pe. Siqueira, Pe. Oscar, Pe. João Maria e Conselho Pastoral – agradecemos e para eles imploramos as bênçãos do Coração de Jesus e a proteção da Mãe de Deus.
Abramos continuamente os nossos corações a Ele, que nos amou ao extremo de dar a sua vida pela nossa salvação, e peçamos: “Sagrado Coração de Jesus, fazei nosso coração semelhante ao Vosso!”

Pe. José Siqueira

terça-feira, 18 de junho de 2013

Procissão e Missa de Encerramento do festejo ao SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS


 Com  novena iniciada no dia 07 de junho, a festividade em Honra ao Sagrado coração de Jesus teve seu desfecho no final da tarde de domingo, (16/06) com a procissão e a missa solene que encerra todo o novenário

 Neste ano o tema central  foi inspirado pelo ano da fé e pela campanha da fraternidade 2013, "O encontro do Sagrado Coração de Jesus e a beleza da fé nele"

 abrindo a solenidade liturgicamente, Pe. Siqueira acolheu a e agradeceu  todos os fiéis e devotos que participaram das nove noites da celebração da festa do Patrono naquela paróquia.
 Padre Siqueira convidou os devotos a professar a fé em orações durante a procissão da imagem do Patrono que percorreu as principais vias daquela Paróquia.





 O carro- andor em beleza singular levava a imagem do sagrado Coração sobre o icone simbolo do ano da fé celebrada pela igreja católica.
Postado por: Parnaíba Católica









9ª noite- Sagrado Coração de Jesus

Sub tema: Creio na Vida eterna dom e graça de Deus.
Foi presidida pelo Pe Siqueira 









A multidão ultrapassava os limites da igreja

Nessa noite houve o tradicional jantar para as famílias
O jantar organizado pela comunidade Centro - Portal da Esperança e Apostolado da Oração.




8ª noite - Festejo SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS

Na oitava noite teve como subtema:"Creio na ressurreição da carne, obra da Santíssima Trindade.
 Pregação do Pe. Carlos ressaltando a certeza da ressurreição. 
 A proclamação da leitura
 Presença do terço dos homens




 mesa do leilão
Barraca com doces 

A animação ficou por conta de Tarciso Digital