quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

BATIZADO=REVESTIDO DE CRISTO

O grande significado da veste branca no batismo nos é apresentado por São Paulo:
“É preciso que vocês se renovem pela transformação espiritual da inteligência, e se revistam do homem novo, criado segundo Deus na justiça e na santidade que vem da verdade” (Ef 4, 23-24).
Paulo convida todo cristão batizado para despojar-se da velha criatura, dominada pelo egoísmo, mentira, individualismo, comodismo...
Ele recomenda: “Afastem de vocês qualquer aspereza, desdém, raiva, gritaria, insulto e todo tipo de maldade. Sejam bons e compreensivos uns com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus perdoou a vocês em Cristo” (Ef 4, 31-32).
Revestir-se de criatura nova é assumir os mesmos sentimentos de Jesus Cristo. É viver segundo sua prática, seu projeto. “Como escolhidos de Deus, santos e amados, vistam-se de sentimentos de compaixão, bondade, humildade, mansidão, paciência. Suportem-se uns aos outros e perdoem-se mutuamente” (Cl 3, 12-13).
O batizado é um anunciador da vitória sobre o pecado. Ele se compromete com Cristo a segui-lo promovendo a paz e a justiça. Para participar do banquete da vida eterna do Cordeiro, é necessário estar revestido de veste nupcial da vida de Deus em Cristo Jesus.
As palavras que acompanham a entrega da veste expressam bem o seu significado. O sacerdote diz:
(Rito para crianças) “....., nasceste de novo e te revestiste de Cristo. Por isso trazes esta veste branca. Que teus pais e amigos te ajudem por sua palavra e exemplo a conservar a dignidade de filho(a) de Deus até a vida eterna”.
(Para os adultos) “..., você nasceu de novo e se revestiu de Cristo. Receba, portanto, a veste batismal, que deve levar sem mancha até a vida eterna, conservando a dignidade de filho e filha de Deus”.
• Diante de um mundo materializado que só vê a aparência, apresentar o valor do que a pessoa humana é, no seu modo de ser, falar, agir.
• Resgatar a dignidade de cada um, valorizando a vida sobretudo dos excluídos.
• Praticar o respeito e a reverência ao corpo humano.
• Combater todo tipo de preconceito contra o corpo da mulher.
• Conscientizar-se de toda pessoa, a partir do batismo, assume uma nova dignidade e por isso merece sempre respeito.
• Valorizar-se como pessoa batizada e, portanto, revestida de Jesus Cristo.
• Utilizar no batismo uma veste branca que pode ser uma camisola, um manto, ou túnica, doada pelos padrinhos. Ela é um símbolo forte na vivência cristã, tanto na família, como para cada batizado.
Ir. Marlene Bertoldi

Fonte: Missão Jovem

Bispos do Regional Nordeste 4 realizam visita ao Santuário de Fátima no Ceará

 por: cnbb
 
ano_fe_fatima5Membros do Episcopado do Regional Nordeste 4 da CNBB (Piauí), estão reunidos desde segunda-feira, dia 19 de novembro, durante a tradicional viagem dos bispos, realizadas todos os anos no mês de novembro. A viagem teve início pela Serra do Ibiapaba, Ceará, visitando o Santuário de Fátima na Paróquia São Benedito, onde foram acolhidos por dom Francisco Javier Hernández Arnedo, bispo de Tianguá, e pelo padre Antônio Irineu, Reitor do Santuário.
Na terça-feira, dia 20, os bispos participaram da Santa Missa no Santuário, que foi presidida por dom Juarez Silva, bispo de Oeiras, se dirigiu aos presentes e a todos os fiéis do estado do Piauí, que na oportunidade assistiam à Celebração Eucarística através da Web TV Maria Mãe de Deus.
Ainda na cidade de São Benedito, os bispos visitaram uma empresa produtora de rosas, em seguida foram ao Mosteiro Nossa Senhora de Guadalupe (Monjas Contemplativas Agostinianas Recoletas) em Guaraciaba. E finalizaram a visita na Pousada de Inhuçu, onde dom Javier ofereceu o almoço de confraternização.
Dom Alfredo Schaffler, bispo de Parnaíba e presidente do Regional Nordeste 4, agradeceu pela calorosa acolhida em nome de todos os bispos do Piauí. "Queremos agradecer a acolhida que nos foi dispensada neste belíssimo Santuário, lugar que convida a contemplação, a oração, para louvar a Deus por tantos benefícios que todos nós recebemos ao longo de nossa vida. Agradecemos ao padre Antônio e a dom Javier pela acolhida", disse.
Do Ceará os bispos seguiram viagem para Parnaíba (PI), onde permanecerão reunidos até hoje, sexta-feira, dia 23 de novembro, avaliando a caminhada pastoral do Regional ao longo do ano e planejando as atividades para 2013.
Bispos celebram a abertura do Ano da Fé na Paróquia de Fátima em Parnaíba
Reunidos na cidade de Parnaíba, o bispos do Regional celebram na última quarta-feira, dia 22 de novembro, a abertura do Ano da Fé, na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, localizada no Conjunto Habitacional Joaz Souza.
Entre as atividades apresentadas estão às ações realizadas pelas dioceses Piauí para ajudar a população que sofre com a seca, como os seminários, fóruns, caminhadas e manifestos, além de doações e projetos de convivência com o semiárido.

segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Sejamos prontos em aprender e ensinar os bons costumes


Precisamos aprender as boas coisas e copiar para nossas vidas os costumes salutares para o nosso corpo e alma.
É interessante que os discípulos de Jesus, ao verem-No todos os dias sair para rezar, também foram cultivando no coração este desejo a ponto de um dia pedirem a Ele: “Senhor, ensina-nos a rezar, como também João ensinou a seus discípulos”( Lc 11,1b).
E Jesus foi pronto em ensinar: “Quando rezardes, dizei: Pai, santificado seja o teu Nome. Venha o teu Reino. Dá-nos a cada dia o pão de que precisamos, e perdoa-nos os nossos pecados, pois nós também perdoamos a todos os nossos devedores; e não nos deixeis cair em tentação” (Lc 11,2-3).
Cultivemos em nosso coração a prontidão interior em querer aprender as boas obras e ensiná-las aos demais, assim como Jesus ensinou aos discípulos d’Ele a rezar, sem pôr empecilhos.
Tenhamos a mesma coragem que os discípulos tiveram, e peçamos a Jesus: Senhor, ensina-nos a rezar, a fazer o bem, a amar o próximo, e, com certeza, Ele prontamente ensinar-nos-á. Sozinhos não somos capazes de uma boa ação, somente com o auxílio de Jesus conseguimos ter atitudes de verdadeiros filhos e filhas de Deus.
Aproximemo-nos do Senhor com confiança, porque Ele está à nossa espera.
Jesus, eu confio em Vós!
Por: Luzia Santiago

sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

PARABÉNS AO Pe. SIQUEIRA


Padre José Siqueira, Hoje louvamos e agradecemos a Deus pelo dom de sua vida, de quem a Providência Divina se serviu a fim de nos permitir estar aqui para agradecer mais um ano de sua ordenação sacerdotal. Na vida há acontecimentos e datas que não podemos esquecer e no que diz respeito à sua vocação, muito mais se torna importante fazer memória, principalmente como atitude de ação de graças pelo dom recebido
A Paróquia Sagrado Coração de Jesus é abençoada pela sua presença e pelo seu trabalho, sua sabedoria pastoral e também os seus conselhos que sempre nos direcionam para o caminho certo. Festejar mais um ano de ordenação sacerdotal é ter a chance de fazer novos amigos, ajudar mais pessoas, ensinar novas lições, sorrir novos motivos, amar mais ao próximo, dar cada vez mais amparo, rezar mais preces e agradecer mais vezes, é também amadurecer um pouco mais e olhar a sua missão de lançar as redes como uma dádiva de Deus.
Hoje nós paroquianos aqui presentes compreendemos um pouco a vocação para o sacerdócio como sendo um dom divinal, um dom para o qual é preciso abrir mão de muitas coisas essenciais na vida como a família, o conforto, os amigos, a liberdade, um verdadeiro despojar-se de si mesmo, para que no fim, se obtenha o tudo ofertado pelas mãos de Deus. É ser grato, estar disposto, muitas vezes não é compreendido, é ser forte, destemido mesmo que o coração esteja partido pela dor, é ser rima, é ser verso, é ver Deus no universo.
Podemos afirmar Pe. Siqueira que comemorar o aniversário de ordenação é comemorar a vida, pois o sacerdote não é apenas o homem da liturgia, mas, aquele que faz da sua vida um culto litúrgico, identificando-se com a realidade da cruz, que é doação, amor e entrega aos irmãos e à Igreja, fazendo da sua vida um sacramento intenso e fecundo.
Dia 19 de JANEIRO é um dia festivo e abençoado para todos nós paroquianos, mas é, principalmente para Deus, pois ele recebeu há 22 anos o seu SIM. Por tudo isto, agradecemos pelo seu contínuo esforço, zelo e dedicação e principalmente, por ser este fiel amigo e pai espiritual que conduz, amorosamente, os nossos passos em direção a Deus. Saiba que somos muito felizes e sentimo-nos agraciados por tê-lo em nosso meio. Nós lhe parabenizamos e pedimos as bênçãos de Deus e que a Virgem Mãe Santíssima o cubra e proteja com Seu Manto Celestial, estando à frente de todas as dificuldades e obstáculos que se puserem em seu caminho.
A Ordenação Sacerdotal é um momento marcante e significativo para a Igreja, pois reafirma a aliança de Deus com a humanidade. Não estamos sós. Cristo caminha conosco pela intercessão das mãos consagradas do Padre, que em cada celebração Eucarística o coloca vivo entre nós; pleno de misericórdia, perdão e amor. Parabéns ao senhor neste dia tão grandioso e novamente que Maria, mãe da Igreja plena do Espírito Santo lhe impulsione cada vez mais a assumir sua vida sacerdotal.
ESTES SÃO OS SINCEROS VOTOS DE TODOS OS SEUS: Amigos, Familiares, Grupos, Movimentos, Comunidades, Pastorais, Funcionários e todos que fazem a Paróquia SAGRADO CORAÇÃO DE EJESUS.

quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Paróquia se prepara para VISITA PASTORAL DO BISPO DIOCESANO

A Paróquia do Sagrado Coração de Jesus inicia o ano animada e com muita expectativa para a visita pastoral de D. Alfredo, programada para o período de 14 a 17 de março do corrente ano.

"A visita Pastoral tem como objetivo ajudar na animação da ação pastoral que esta se desenvolvendo em cada paróquia. Por isso peço que na oração suplique-se que esta Visita  Pastoral possa ajudar no crescimento da fé e da vida cristã do povo de Deus que mora em cada Paróquia que vai ser visitada." (D. Alfredo Schaffler)
A referida visita consta de encontros que apresente ao Bispo o rosto da Paróquia.
Depositemos nossas orações aos pés do Sagrado Coração de Jesus para que seja abençoada a nossa VISTA PASTORAL.

"João Paulo II poderá ser canonizado em breve", diz Cardeal



Por ocasião da apresentação do espetáculo “O Papa e o Poeta” - que será apresentado nesta quinta-feira, 13, noAuditorium da Via da Conciliação em Roma -, jornalistas pediram ao Prefeito Emérito da Congregação dos Bispos, Cardeal Giovanni Battista Re, para comentar o caso Vatileaks.

O Cardeal aproveitou a ocasião para traçar um paralelo entre o perdão concedido pelo Papa Bento XVI ao seu ex-mordomo Paolo Gabriele, antes do Natal, e aquele dado por João Paulo II a Ali Agca, o autor do atentado contra sua vida cometido na Praça São Pedro.

O cardeal afirmou que “é difícil dizer como teria se comportado João Paulo II diante da traição de um colaborador tão próximo. Mas como ele tinha um grande senso de perdão e misericórdia, certamente também o teria perdoado”. E recordou que “apenas 4 dias após o atentado, no seu primeiro Angelus, proferido do Policlinico Gemelli, o Papa Wojtyla afirmou: 'perdôo aquele que atirou em mim' “.

Ele admitiu que João Paulo II poderá ser canonizado muito em breve, "se não neste ano, no ano próximo". “A ele foram atribuídos diversos milagres - salienta -, porém, não me parece que tenha sido escolhido aquele que será submetido à comissão médica”.

“Até poucos meses - explicou -, ainda estavam sendo estudados três ou quatro casos, para se avaliar qual deles poderia se inserir melhor nos rígidos critérios usados pelo organismo científico responsável pela avaliação dos casos”.

"Após esta etapa - concluiu -, o caso será examinado por bispos e cardeais e finalmente, poderá ter a aprovação definitiva do Papa". 


Fonte: Canção Nova

Papa destaca que a fé não deve ser limitada à esfera das emoções



Arquivo/CTV
'Deus não parou nas palavras, mas nos indicou como viver, partilhando da nossa própria experiência, exceto no pecado', destacou o Papa na catequese
O mistério da Encarnação de Jesus. Esse foi o tema central da catequese do Papa Bento XVI com os fiéis na Sala Paulo VI, no Vaticano, nesta quarta-feira, 9. O Santo Padre destacou que a encarnação de Deus e o seu modo de agir são um estímulo para que os homens possam refletir sobre a sua fé, que não deve ser simplesmente emotiva, mas atingir uma concretude.

O Santo Padre enfatizou que o agir de Deus não se limita às palavras, mas imerge Ele próprio na história humana e assume para si o cansaço e o peso da vida humana.

Acesse
.: NA ÍNTEGRA: Catequese de Bento XVI – 09/01/2013


“Este modo de agir de Deus é um forte estímulo para nos interrogarmos sobre o realismo da nossa fé, que não deve ser limitado à esfera do sentimento, das emoções, mas deve entrar no concreto da nossa existência, deve tocar, isso é, a nossa vida de cada dia e orientá-la também de modo prático. Deus não parou nas palavras, mas nos indicou como viver, partilhando da nossa própria experiência, exceto no pecado”.

Refletindo sobre o significado da palavra “encarnação”, especificamente sobre a expressão “o Verbo se fez carne”, Bento XVI explicou que a salvação trazida por Deus fazendo-se carne toca o homem na sua realidade concreta e em todas as situações em que se encontra.

“Deus assumiu a condição humana para curá-la de tudo aquilo que a separa Dele, para permirtir-nos chamá-lo, no seu Filho Unigênito, com o nome de “Abbá, Pai” e ser verdadeiramente filhos de Deus”, disse.

E sobre a tradição de trocar presentes no Natal, o Papa lembrou que este é um gesto que normalmente expressa afeto com as pessoas mais próximas, mas o verdadeiro e grande presente é o próprio Cristo, Deus que assumiu a condição humana para doar-lhe a sua divindade.

Encerrando seu encontro com os fiéis, Bento XVI convidou todos a meditar sobre a riqueza do Mistério da Encarnação, “para deixar que o Senhor nos ilumine e nos transforme sempre mais à imagem do seu Filho feito homem para nós”. 

INSCRIÇÕES PARA CRISMA - 2013