segunda-feira, 30 de julho de 2012

Procissão de encerramento da Festa em Honra a Santa Marta Comunidade Santa Marta



Domingo, 29 de Julho de 2012 às 18h17
A Comunidade Santa Marta da Paróquia Sagrado Coração de Jesus relizou na tarde deste domingo, 29 de julho de 2012 às 17h00 a Procissão de encerramento da festa em honra a Santa Marta.

Saída da Procissão




Presença do Pároco da Paróquia 
Sagrado Coração de Jesus
Pe. Siqueira

A Procissão percorreu as principais 
ruas da Comunidade.






Realização
Comunidade Santa Marta
Paróquia Sagrado Coração de Jesus
Diocese de Parnaíba - PI

POSTADO POR DIVULGANDO O EVANGELHO
Fotos: Jesse James

sexta-feira, 27 de julho de 2012

BUSCAI A SANTIDADE


Em brigas de casal, a tristeza une e a raiva separa


Quem é casado ou namora sabe: as grandes discussões de relacionamento geralmente acontecem depois de muitas chateações acumuladas. E na maioria das vezes, a gota d’água que dá origem à briga nem é tão importante assim. Um estudo publicado na revista americana “Personal Relationships” avaliou 83 casais e chegou à conclusão que a raiva presente nas brigas tem mais a ver com os aborrecimentos que se arrastam do que com os sentimentos do casal no momento da discussão. E diferente da raiva, que é altamente destrutiva, a demonstração de tristeza tende a despertar no outro sentimentos mais brandos.

Teste: Qual tipo de esposa você é (ou será)?

O autor do estudo, Keith Sanford, doutor em psicologia clínica e neurociência da universidade Baylor, nos EUA, diz que é comum que as pessoas se sintam tristes quando estão raivosas, mas em geral a outra parte do casal percebe apenas a agressividade. As expressões de raiva normalmente se sobrepõem às expressões de outras emoções, como, por exemplo, a tristeza. Para ele, a raiva pode ser classificada como uma emoção forte, que está associada a uma forma negativa de comunicação. A tristeza é uma emoção suave, que indica vulnerabilidade e é associada a formas mais benignas de diálogo.

 Assim, enquanto as manifestações de raiva alimentam a situação desagradável da discussão, manifestar o sentimento de tristeza – desde que ele seja sincero – pode despertar empatia na outra parte e aproximar o casal, quebrando o climão.

A psicoterapeuta de casal e família Margarete Volpi reforça: “É sempre melhor, em uma discussão, falar dos problemas a partir do seu ponto de vista em vez de julgar as atitudes da outra parte”, aconselha Margarete. “Quando entramos na zona de julgamento, nosso parceiro se sente agredido. É mais produtivo dizer ‘sua atitude me magoou’ do que dizer simplesmente ‘o que você fez é errado’”, completa.
Teste: Qual erro você comete durante uma briga? 
Na próxima briga com seu amor, portanto, tente controlar a raiva impulsiva.  Falar sobre a tristeza que você sente dá mais resultado – se o objetivo é que fique tudo bem entre vocês dois – do que apontar o dedo na cara e trocar acusações.

E para não restar dúvidas, veja cinco dicas de Margarete Volpi para que as eventuais discussões em seu relacionamento terminem bem:

1. Não deixe os problemas se acumularem. Sempre que algo a incomodar no relacionamento, converse com calma e deixe claro o motivo da chateação.

2. Respeite o seu tempo e o tempo do outro. Compartilhar os problemas é importante, mas deve ser feito espontaneamente. Perguntar “o que você tem?”, “o problema é comigo?” e coisas assim quando a pessoa quer ficar quieta em seu canto só atrapalha.

3. Deixe claro que você está disponível para ouvir e conversar quando a outra parte quiser
 
dividir os problemas.

4. Em vez de julgar e acusar a outra parte, prefira dizer como você se sente. O julgamento é agressivo, compartilhar os sentimentos não é.

5. Bom humor é fundamental. Rir de si mesmo e fazer o outro rir, mesmo durante as discussões, faz o casal ter mais chances de entendimento.

fonte: Ig.com
"coloque DEUS como fortaleza, AMOR como alimento, AMIZADE como esperança, diálogo respeito e mais DEUS fará ...

VEM AI A SEMANA DA FAMÍLIA!!!!!!!!


quinta-feira, 26 de julho de 2012

FORMAÇÃO PORTA FIDEI


A Paróquia do Sagrado Coração de Jesus também estar caminhando para a comemoração dos 50 anos do Concilio Vaticano II, e uma das atividades e a formação do Documento Porta da Fé - a "Carta Apostólica do Papa Bento XVI com a qual se proclama o Ano da fé.
A referida formação acontecerá no dia 05/07/2012 a partir das 8:00h com o Diácono Ribamar, logo após acontecerá a reunião do Conselho Paroquial de Pastorais  que foi adiada pra domingo em virtude da ordenação sacerdotal de: Francisco Carvalho e Luiz Gomes.

1ª MISSA:
FRANCISCO CARVALH0 - DIA 05/08/2012 às 19:00 na Matriz da Paróquia Frei Galvão
LUIZ GOMES - DIA11/08/2012 às 9:00h em Pedro II

Não faça da missa um show



Fonte: www.phbcatolica.blogspot.com


Missa é como um poema, não suporta enfeite nenhum», diz Adélia Prado



 Ao defender o esmero com as celebrações litúrgicas e a beleza como uma «necessidade vital» que deve permeá-las, a escritora brasileira Adélia Prado afirma que «a missa é como um poema, não suporta enfeite nenhum».
 «A missa é a coisa mais absurdamente poética que existe. É o absolutamente novo sempre. É Cristo se encarnando, tendo a sua Paixão, morrendo e ressuscitando. Nós não temos de botar mais nada em cima disso, é só isso», enfatiza.
 Poeta e prosadora, uma das mais renomadas escritoras brasileiras da atualidade, Adélia Prado, 71 anos, falou sobre o tema da linguagem poética e linguagem religiosa essa quinta-feira, em Aparecida (São Paulo), no contexto do evento «Vozes da Igreja», um festival musical e cultural.
 Ao propor a discussão do resgate da beleza nas celebrações litúrgicas, Adélia Prado reconheceu que essa é uma preocupação que a tem ocupado «há muitos anos». «Como cristã de confissão católica, eu acredito que tenho o dever de não ignorar a questão», disse:
 «Olha, gente – comentou com um tom de humor e lamento –, têm algumas celebrações que a gente sai da igreja com vontade de procurar um lugar para rezar.»
 Como um primeiro ponto a ser debatido, Adélia colocou a questão do canto usado na liturgia. Especialmente o canto «que tem um novo significado quanto à participação popular», ele «muitas vezes não ajuda a rezar».
 «O canto não é ungido, ele é feito, fazido, fabricado. É indispensável redescobrir o canto oração», disse, citando o padre católico Max Thurian, que, observador no Concílio Vaticano II ainda como calvinista, posteriormente converteu-se ao catolicismo e ordenou-se sacerdote.
 Adélia Prado reforçou as observações, enfatizando que «o canto barulhento, com instrumentos ruidosos, os microfones altíssimos, não facilita a oração, mas impede o espaço de silêncio, de serenidade contemplativa».
 Segundo a poeta, «a palavra foi inventada para ser calada. É só depois que se cala que a gente ouve. A beleza de uma celebração e de qualquer coisa, a beleza da arte, é puro silêncio e pura audição».
 «Nós não encontramos mais em nossas igrejas o espaço do silêncio. Eu estou falando da minha experiência, queira Deus que não seja essa a experiência aqui», comentou.
 «Parece que há um horror ao vazio. Não se pode parar um minuto». «Não há silêncio. Não havendo silêncio, não há audição. Eu não ouço a palavra, porque eu não ouço o mistério, e eu estou celebrando o mistério», disse.
 De acordo com a escritora mineira (natural de Divinópolis), «muitos procedimentos nossos são uma tentativa de domesticar aquilo que é inefável, que não pode ser domesticado, que é o absolutamente outro».
 «Porque a coisa é tão indizível, a magnitude é tal, que eu não tenho palavras. E não ter palavras significa o quê? Que existe algo inefável e que eu devo tratar com toda reverência.»
 Adélia Prado fez então críticas a interpretações equivocadas que se fizeram do Concílio Vaticano II na questão da reforma litúrgica.
 «Não é o fato de ter passado do latim para a língua vernácula, no nosso caso o português, não é isso. Mas é que nessa passagem houve um barateamento. Nós barateamos a linguagem e o culto ficou empobrecido daquilo que é a sua própria natureza, que é a beleza.»
 «A liturgia celebra o quê?» – questionou –. «O mistério. E que mistério é esse? É o mistério de uma criatura que reverencia e se prostra diante do Criador. É o humano diante do divino. Não há como colocar esse procedimento num nível de coisas banais ou comuns.»
 Segundo Adélia, o erro está na suposição de que, para aproximar o povo de Deus, deve-se falar a linguagem do povo.
 «Mas o que é a linguagem do povo? É aí que mora o equívoco», – disse –. «Não há ninguém que se acerca com maior reverência do mistério de Deus do que o próprio povo».
 «O próprio povo é aquele que mais tem reverência pelo sagrado e pelo mistério», enfatizou.
 «Como é que eu posso oferecer a esse povo uma música sem unção, orações fabricadas, que a gente vê tão multiplicadas e colocadas nos bancos das igrejas, e que nada têm a ver com essa magnitude que é o homem, humano, pecador, aproximar-se do mistério.»
 Segundo a escritora brasileira, barateou-se o espaço do sagrado e da liturgia «com letras feias, com músicas feias, comportamentos vulgares na igreja».
 «E está tão banalizado isso tudo nas nossas igrejas que até o modo de falar de Deus a gente mudou. Fala-se o “Chefão”, “Aquele lá de cima”, o “Paizão”, o “Companheirão”.»
«Deus não é um “Companheirão”, ele não é um “Paizão”, ele não é um “Chefão”. Eu estou falando de outra coisa. Então há a necessidade de uma linguagem diferente, para que o povo de Deus possa realmente experimentar ou buscar aquilo que a Palavra está anunciando», afirmou.
 Para Adélia Prado, «linguagem religiosa é linguagem da criatura reconhecendo que é criatura, que Deus não é manipulável, e que eu dependo dele para mover a minha mão».
 Com esse espírito, enfatizou, «nossa Igreja pode criar naturalmente ritos e comportamentos, cantos absolutamente maravilhosos, porque verdadeiros».
  Ao destacar que a missa é como um poema e que não suporta enfeites, Adélia Prado afirmou que a celebração da Eucaristia «é perfeita» na sua simplicidade.
  «Nós colocamos enfeites, cartazes para todo lado, procissão disso, procissão daquilo, procissão do ofertório, procissão da Bíblia, palmas para Jesus. São coisas que vão quebrando o ritmo. E a missa tem um ritmo, é a liturgia da Palavra, as ofertas, a consagração… então ela é inteirinha.»
  «A arte a gente não entende. Fé a gente não entende. É algo dirigido à terceira margem da alma, ao sentimento, à sensibilidade. Não precisa inventar nada, nada, nada», disse Adélia.
  E encerrou declamando um poema seu, cujo um fragmento diz:
  Ninguém vê o cordeiro degolado na mesa, o sangue sobre as toalhas, seu lancinante grito, ninguém”.


Por Alexandre Ribeiro

FELIZ DIA DO AVÔ

Sendo hoje dia de São Joaquim e Snta Ana por ser os avós de Jesus é também comemorado o dia dos avós estas pessoas que  nos dias atuais, em sua maioria dedicam sua vida a cuidar dos netos.

A todos os vovôs e vovós nossa oração.


terça-feira, 17 de julho de 2012

AGRADECIMENTO

Queremos agradecer a todos que colaboraram com a CAMPANHA DE ARRECADAÇÃO PARA AS VITIMAS DA SECA.
Esperamos que DEus os retribua em dobro aquilo que doaram com amor.

SANTUÁRIO DA MÃE DOS POBRES E SENHORA DO PIAUÍ, É ALVO DE VANDALISMO


 
Às vésperas de se iniciar o festejo no santuário de Nossa Senhora Mãe dos Pobres e Senhora do Piauí, algumas imagens sacras feitas de argila foram covardemente danificadas por vândalos na madrugada deste domingo.
       Os criminosos agiram com certa violência diante das imagens que ficam no interior do santuário, retirando algumas dos seus lugares e invertendo a posição de outras, numa total falta de respeito à liberdade religiosa.

NOTA DA PARÓQUIA NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO

A PARÓQUIA DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO NA ILHA GRANDE, FOI VÍTIMA DE VÂNDALOS, CRIMINOSOS, QUE INVADIRAM O SANTUÁRIO DA MÃE DOS POBRES E SENHORA DO PIAUÍ, QUE FICA NO CENTRO DA CIDADE E É O CARTÃO POSTAL DA CIDADE, SENDO UM LOCAL DE PEREGRINAÇÃO DOS CATÓLICOS VINDOS DE TODAS AS REGIÕES DO PAÍS.

O ATO CRIMINOSO OCORREU NA NOITE DO ÚLTIMO SÁBADO DIA 14, QUANDO ACONTECEU A FESTA DE FOLGUEDOS NA PRAÇA CENTRAL DA CIDADE, AO AMANHECER DE DOMINGO O PÁROCO, PADRE VITTORIO FERRARI FOI SURPREENDIDO COM A TRISTE NOTÍCIA DA AÇÃO DOS VÂNDALOS, QUE ALÉM DE TEREM ATENTADO CONTRA A FÉ CATÓLICA TENDO IMAGENS DE SANTOS DESTRUIDOS É TAMBÉM UM ATENTADO CRIMINOSO DE INVASÃO E VIOLAÇÃO AO DIREITO DO POVO CATÓLICO QUE TEM GARANTIDA NA CONSTITUIÇÃO A VIVENCIA E O RESPEITO A SUA FÉ.
CONVOCAMOS AS AUTORIDADES GOVERNAMENTAIS, POLÍCIA MILITAR E A SOCIEDADE EM GERAL PARA AJUDAR NA IDENTIFICAÇÃO DOS VÂNDALOS CRIMINOSOS QUE INVANDIRAM O SANTUÁRIO, AFIM DE QUE SEJAM PUNIDOS PARA QUE ATOS COMO ESTE NÃO SE TORNEM UMA PRÁTICA COMUM EM NOSSA CIDADE.
Fontes: Jair Cunha, Keila Araújo
Informações Blog da Paróquia de Ilha Grande-PI

sexta-feira, 13 de julho de 2012

PRONUNCIAMENTO DOS BISPOS DO REGIONAL NORDETE IV DA CNBB SOBRE AS ELEIÇÕES MUNICIPAIS DE 2012



Os Bispos do Piauí, membros da Conferencia Nacional dos bispos do Brasil – Regional Nordeste IV, na qualidade de pastores de suas comunidades, deseja iluminar o cenário das próximas eleições municipais oferecendo pensamentos e reflexão que possam contribuir para o aprimoramento do processo eleitoral.


Reafirmamos nossa convicção no valor e importância da atividade política como serviço ao nosso povo, amparados sobretudo no testemunho de Jesus Cristo: “O Filho do Homem não veio para ser servido. Ele veio para servir, e para dar a sua vida como resgate em favor de muitos” (Mt 29,28).

No exercício da atividade política, justifica-se a organização partidária que se refeste de princípios e visa alcançar o poder para transformá-lo em serviço eficaz ao povo. Nossa prática tem demonstrado, infelizmente, vícios e distorções que obscurecem o brilho de setor tão fundamental para nossa. vidas.

Níveis altos de desobediência às leis, como compra de votos, conchavos interesseiros, uso de dinheiro público em campanhas eleitorais, levaram a sociedade a se movimentar pela aprovação da lei da “Ficha Limpa”,  recentemente aprovada pelo Supremo Tribunal Federal. Nada mais justo, pois, do que batalhar por uma eleição limpa, confiável e que devolva aspectos com ficha limpa. Ao contrario, co o povo, sobretudo os pobres, desaprovamos os corruptos e aproveitadores.

Recomendamos vivamente á sociedade organizada a implantação de Comitês contra a corrupção eleitoral, de acordo com a Lei 9840/99, como contribuição para uma eleição transparente e limpa.

Preservando nossa identidade católica, queremos externa nossa rejeição a candidatos que não primam pelo bem comum, não defendem o direito e a justiça, não promovem nem defendem a vida, e ainda, aprovam o aborto e a eutanásia, em frontal desrespeito aos valores humanos e cristãos. O bom político estará sempre em sintonia com o povo que representa. Além disso, somos parte de uma sociedade cuja maioria valoriza a família e a vida


Por fim, reafirmamos nossa confiança e concitamos mesmo os leigos a ocupar seu lugar numa autêntica militância que nos leve a "novos tempos" (Cf. DAp 505-507). "O vasto e complexo mundo da politica, da realidade social e da economia, é campo próprio dos leigos" (En 70).
"Os sacerdotes devem permanecer afastados de um engajamento pessoal na política, a fim de favorecerem a unidade e a comunhão de todos os fieis e assim poderem ser uma referência para todos" (Bento XVI, Visita ad limina 2009). Reiteramos o nosso pronunciamento publicado referente as eleições de 2008. 


Acompanharemos a todos com nossas orações, como cidadãos e Pastores. 
Teresina, 22 de fevereiro de 2012.

quinta-feira, 12 de julho de 2012

FESTEJO DE SANTA MARTA

Arte: http://www.divulgandooevangelho.blogspot.com/

É com grata satisfação que convidamos a todos para participar do festejo de Santa Marta, na referida comunidade.

CAMPANHA PELAS VITIMAS DA SECA



"ISTO É VIRTUAL?"
"Entro apressada e com muita fome na confeitaria. Escolho uma mesa bem afastada do movimento, pois quero aproveitar a folga para comer e passar um e-mail urgente para meu editor.
Peço uma porção de fritas, um sanduíche de rosbife e um suco de laranja. Abro o laptop.
Levo um susto com aquela voz baixinha atrás de mim.
— Tia, dá um trocado?
— Não tenho, menino.
— Só uma moedinha para comprar um pão.
— Está bem, compro um para você.
Minha caixa de entrada está lotada de e-mails.
Fico distraída vendo as poesias, as formatações lindas. Ah! Essa música me leva a Londres.
— Tia, pede para colocar margarina e queijo também.
Percebo que o menino tinha ficado ali.
— Ok, vou pedir, mas depois me deixa trabalhar. Estou ocupadíssima.
Chega minha refeição e junto com ela meu constrangimento.
Faço o pedido do guri, e o garçom me pergunta se quero que mande o garoto “ir à luta”. Meus resquícios de consciência me impedem de dizer sim.
Digo que está tudo bem, que o deixe ficar e traga o pedido do menino.
— Tia, você tem internet?
— Tenho sim, essencial ao mundo de hoje.
— O que é internet?
— É um local no computador, onde podemos ver e ouvir muitas coisas, notícias, músicas, conhecer pessoas, ler, escrever, sonhar. Tem de tudo no mundo virtual.
— E o que é virtual?
Resolvo dar uma explicação simplificada, na certeza de que ele pouco vai entender e vai me liberar para comer minha deliciosa refeição, sem culpas.
— Virtual é um local que imaginamos, algo que não podemos pegar, tocar. É lá que criamos um monte de coisas que gostaríamos de fazer, criamos nossas fantasias, transformamos o mundo em quase como queríamos que ele fosse.
— Legal isso. Adoro!
— Menino, você entendeu o que é virtual?
— Sim, também vivo neste mundo virtual.
— Nossa! Você tem computador?
— Não, mas meu mundo também é desse jeito... virtual. Minha mãe trabalha, fica o dia todo fora, só chega muito tarde, quase não a vejo.
Eu fico cuidando do meu irmão pequeno que chora de fome e eu dou água para ele imaginar que é sopa. Minha irmã mais velha sai todo dia, diz que vai vender o corpo, mas não entendo pois ela sempre volta com o corpo.
Meu pai está na cadeia há muito tempo, mas sempre imagino nossa família toda junta em casa, muita comida, muitos brinquedos, ceia de Natal, e eu indo ao colégio para virar médico um dia.
Isso é virtual, não é tia?"
(Rosa Pena)

...Virtual é um local que imaginamos, algo que não podemos pegar, tocar. É lá que criamos um monte de coisas que gostaríamos de fazer, criamos nossas fantasias, transformamos o mundo em quase como queríamos que ele fosse"

Por isso é horar de descruzar os braços e fazer alguma coisa pelos nossos irmãos vítimas da seca colaborando com o ofertório do dia 15/07/2012 que será destinados a eles.

ESTUDO DAS CINCO URGENCIAS NA AÇÃO EVANGELIZADORA

A Paróquia do Sagrado Coração de Jesus realizou no ultimo sábado dia 07/07/2012 com o seu Conselho Paroquial de Pastorais o estudo das cinco URGENCIAS NA AÇÃO EVANGELIZADORA: 1ª IGREJA EM ESTADO PERMANENTE DE MISSÃO, 2ª IGREJA A SERVIÇO DA VIDA PLENA PARA TODOS, 3ª IGREJA: CASA DA INICIAÇÃO À VIDA CRISTÃ, 4ª IGREJA: LUGAR DE ANIMAÇÃO BIBLICA DA VIDA E DA PASTORAL, E 5ª IGREJA: COMUNIDADE DE COMUNIDADES.

Diante dessas questões foi perguntado: 1)De que forma a sua comunidade está vivendo essas urgencias? 2)Quais as dificuldades que se apresentam?

Vivencia das urgencias nas comunidades responderam que estão fazendo as visitas, despertaram com a semana missionária e o fervor no mes mariano e mivimentos de oração.

As dificuldades: Falta compromisso, unidade, humildade, material humano para suprir as necessifdades de formação, falta compromisso pela vida. O comodismo, poucos catequistas, afastamento das pessoas.  

Diante do quadro atual nos resta arregaçar as mangas e nos lançar nas missões.